O MAR RECOMENDA: CODED


Disponível na Paramount+, o curta-metragem lançado em 2021, "Coded: The hidden Love of J. C Leyendecker", foi para mim uma das maiores surpresas vistas no ano passado.
Com duração de trinta minutos, conhecemos um pouco sobre Joseph Christian Leyendecker, um artista norte-americano que conseguiu expressar uma linguagem imagética homoerótica em suas pinturas, no início do século XX.
Não só pelo motivo acima, mas pela sugestão e beleza de suas ilustrações, que contavam com um grande apelo popular e econômico, Leyendecker tornou-se um artista celebrado entre os maiores veículos de informação e moda da época. Fiquei surpreso com a relação amorosa e profissional que Leyendecker teve com seu modelo e muso, e de como eles viveram juntos até o fim. O curta é bem mais rápido do que eu gostaria, mas abarca uma passagem interessante sobre a velha tentativa da sociedade de tentar apagar a homossexualidade. Sem sucesso algum, obviamente.

Foto: Reprodução

Com inúmeros depoimentos e registros que expressam a importância da visibilidade LGBTQIA+ e a influência de Leyendecker nas mídias, o curta-metragem ainda possui uma adorável animação que ajuda a contar a vida desse artista que por um milagre não foi perdida. Recomendadíssimo.

Comentários

Postagens mais visitadas