Resenha: Spirited - Um Conto Natalino

Em 2020, foi o musical original da Netflix chamado "Uma Invenção de Natal", dirigido e escrito pelo David E. Talbert, que se tornou um dos meus musicais atuais favoritos, especialmente para a época do Natal. E dois anos depois, quem lançou outro musical natalino favorito foi a AppleTV+, "Spirited", que atualiza a clássica história "The Christmas Carol", de 1843, escrita pelo Charles Dickens.

Foto: Reprodução
Dirigido pelo Sean Anders, o enredo do musical nos apresenta três fantasmas; Passado (interpretada pela atriz Sunita Mani), Presente (interpretado pelo Will Ferrell) e Futuro (interpretado pelo Looren Woods), que se juntam todo ano no Natal, com uma força-tarefa espiritual, para selecionar uma pessoa ruim e restaurá-la. Dessa vez, eles escolhem um homem chamado Clint Briggs (interpretado pelo Ryan Reynolds) que trabalha para grandes empresas criando fake news e estimulando as vendas através do ódio do povo.
No entanto, Clint começa a fazer com que o fantasma do Presente questione seu próprio passado e futuro, e aos poucos essa relação conturbada vai se tornando uma bela amizade, mostrando um novo rumo para os dois.

Eu tenho que admitir que eu não resisto a um musical. Simplesmente os adoro. Claro que não é qualquer um que me arrepia, me faz esquecer da vida real ou me faz desejar que a fantasia aconteça, mas "Spirited - Um Conto Natalino" fez tudo isso. A começar pela excelente trilha sonora do Justin Paul e Benji Pasek (responsáveis pela trilha sonora de "The Greatest Showman" e "LA LA LAND") que é explosiva, contagiante e doce. A coreografia é o figurino são um espetáculo. Eu posso até me equivocar, mas na pesquisa que fiz sobre os envolvidos na realização desse filme, com exceção da dupla citada, algo me faz crer que Spirited seja o grande motivo de orgulho na carreira da maioria.

Foto: Reprodução

O elenco todo é brilhante. O trio protagonista composto pelo Will Ferrell, Ryan Reynolds e Octavia Spencer transmitem algo forte, verdadeiro e sentimental, com algumas pinceladas no humor pastelão que, pelo menos aqui, não me incomodaram.

Spirited é um tipo de musical que está cada vez mais raro, visto que não há muito público para o estilo. Tudo é muito caprichado, grandioso, com elementos que nos remetem ao passado e ao presente. E por falar em tempo, há uma sequência irresistível em que os personagens do fantama do Presente e Clint voltam ao século XIX e provocam uma confusão numa vila por causa do termo "Good Afternoon", que, de acordo com o filme, para a época, era algo ofensivo. Essa sequência musical seria a minha favorita se não houvessem outras tão boas quanto.
Outro ponto que me cativou no filme foi sobre o romance entre o fantasma do Passado (Will Ferrell) com a Kimberly (interpretada pela Octavia Spencer). Esse casal pode não representar bem a preferência de uma boa parte da audiência quando o assunto é protagonismo romântico, mas é justamente essa uma das razões que faz Spirited ser muito especial ao meu coração.

Foto: Reprodução

"Spirited - Um Conto Natalino" é um ode aos grandes musicais, e uma excelente adição ao catálogo da AppleTV+. Eu sinto apenas pelo filme não ter passado antes pelos cinemas ao redor do mundo. Teria adorado ter vivido esse encanto na sala de cinema. E pra quem gosta de musicais, é altamente recomendado.

Comentários

Postagens mais visitadas